Nesta época contemporânea em que mais que nunca,discute-se a questão sobre “ Quem é Judeu“ ou “ O que é um Judeu “.Presenciamos até mesmo grupos de judeus que são contra a existência do estado judeu;ano passado alguns destes foram a um seminário em Teerã,patrocinado por um dos mais notáveis anti-semitas da atualidade o presidente do Irã,sobre o revisionismo histórico que nega o direito de existência do Estado de Israel e reduz a Shoah a estratégia de marketing para sustentar este direito.Ravi Avraham reiner em discute sobre a Questão da Conversão na Europa Medieval, que li no Havruta, um jornal do Shalom Hartman Institute de Israel. O artigo discute 02 posições antagônicas sobre a velha discussão se a comunidade judaica deve ou não aceitar em seu seio conversos,,mas minha leitura é que discute status e identidade.
No século XII a situação dos judeus do norte da Europa estava em franco declínio,o anti-semitismo grassava por toda parte, “leproso,herético e judeu eram virtualmente designações intercambiáveis”.Imagina-se portanto que somente voluntariamente alguém se converteria ao judaísmo.O que obviamente ocorria com muito poucos. “ Aqueles que escolhiam cruzar as linhas entre as religiões eram portanto indivíduos especiais,seguramente merecedores de grande respeito entre os judeus que aceitaram conversos um século antes”. Analisando-se as discussões sobre a Halakhah,a lei judaica,entretanto nota-se um grande debate: De um Lado Rabbenu Tam do outro Rabbi Rabbi Yitzhak ben Shmuel de Dampierre (Rabbi Yitzhak,O Velho, cerca de 1110-1189).Neto e bisneto de Rashi,o maior comentarista da Torah e do Talmud. Rabbenu Tam,adota a posição de seu avô,Rashi,Rabbi Ytzhak, adota uma posição revolucionária,que é adotada por seus jovens discípulos na França e Alemanha. De acordo as interpretações de Tam ,quando um Ger( converso ) estivesse rezando,não poderia referir-se aos Patriarcas como “ nossos ancestrais” ou “ Nossos pais “,visto não serem descendentes direto de Avraham .Até mesmo a Mishnah requer que o Ger recite "O Deus de seus ancestrais” ,ou seja o Ger é constantemente lembrado de sua situação. Mas Talmud de Jerusalém Talmud,retruca Rabbi Ytzhack cita Rabbi Yehuda dizendo que o Ger pode trazer bikkurim ( primícias ) e recitar “nossos ancestrais” como qualquer outro judeu,porque a promessa de Deus a Avraham em Genesis 17:5, o reconhece como pai de uma “ multidão de nações” Rabbenu Tam insiste e proíbe o Ger de rezar após a refeição,baseando-se em dos tratados talmúdicos e outros argumentos da Mishnah. Rabbi Yitzhak, sustenta sua posição de acolher sem diferença de status o Ger. O Ger,no entanto no mesmo Talmud é considerado “ como um recém-nascido”. O artigo é uma delícia e adentra por outros tantos desdobramentos da discussão(inclusive na esfera econômica)! Porém Rabbi Ytzhak legitima o status do Ger,não apenas as questões legais ,mas ao propor rever alguns aforismo do Talmud: O conhecido aforismo de Rabbi Helbo,que aparece 04 vezes no Talmud “Os conversos são difíceis para Israel como sarna[kashim gerim leYisrael ke sapakhat]." A máxima é um jogo com Isaías 14: "e o ger se juntará a eles e abrirá caminho [nispekhu] para casa de Jacob." Aceitar Isaías e envolver o converso ou tratá-lo como algo desagradável de se ter,eis o desafio de Helbo,interpreta Rabbi Ytzhak. . “ È uma mitzvah recepcionar quem deseja se converter”. Dois de seus contemporâneos escreveram:
“Desde que os gerim(conversos ) são estudiosos das mitzvot e são meticulosos sobre as mesmas, eles são difíceis para Israel como Sarna ,pois o Eterno os usa oara lembrar Israel de suas iniqüidades ,quando Seu desejo não é seguido.”
Neste sentido ,gerim são difíceis como Sarna,porque sua integração leva a consequências indesejáveis.Neste mesmo período outro influente Rabino Rabbi Yehuda Hachasid (cerca. de 1150-1217), escreve :” Qualquer homem compassivo que toma uma gioret (conversa) – de linhagem modesta,caridosa e agradável- é melhor casar com ela que casar com uma Israelita que não possui tais virtudes. Rabbi Meir Ben Baruch de Rothenburg (conhecido como Maharam, cerca de 1215-1293) cita o mesmo Rabbi Yehudah Hachasid :Existe uma câmara no Céu chamada Guf,abrigando todas as almas destinadas a nascer, e os anjos designados a vigiar as gravidezes daquela câmara as tomam e as implantam nas barrigas das mulhers. Ocasionalmente aquele anjo erra e implanta uma alma gentia e a implanta em uma barriga judia e seu bebê se torna meshumad( apóstata). E ocasionalmente ele coloca uma alma de um judeu uma barriga de uma mulher gentia e seu bebê se torna um Ger.
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